COMO EVITAR A ANEMIA SENDO VOCÊ É VEGETARIANO

Se você é um vegetariano fundamentalista ou simplesmente quer descansar da carne por um tempo, deve ter algumas perguntas, como: será realmente a carne essencial para me dar nutrientes que não posso conseguir através dos vegetais?

Embora de um ponto de vista médico tradicional, seja sugerido que você consuma de tudo em quantidades adequadas, é necessário enfatizar que, sim, é possível se alimentar bem com vegetais. Um dos grandes perigos de ser vegetariano é a anemia nutricional, já que o ferro, abundante na carne, é o principal ator dessa doença.

Os vegetais também contêm ferro; a diferença é que este ferro vegetal é mais difícil de ser absorvido pelo organismo e, por sua vez, interage com os demais nutrientes, de modo que o seu aproveitamento é facilmente bloqueado por outras substâncias presentes em seu prato. No entanto, existem algumas coisas que você pode fazer para garantir que o ferro dos vegetais seja usado pelo seu corpo da melhor maneira.

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Dicas Para Evitar A Anemia Sendo Vegetariano

Combinar Suas Fontes de Ferro com Saladas e Frutas Cítricas

Você se lembra da sua aula de química? O átomo de ferro vegetal não possui um elétron para que o corpo o absorva bem. Todas as frutas cítricas são ácidas porque têm um elétron sobrando. Simples assim, enquanto um dá e o outro recebe se completa a fórmula que permite que o ferro vegetal entre como se não fosse nada na corrente sanguínea.

Por este motivo, você deve comer guisados – lentilhas, feijão, favas e grão de bico – pelo menos quatro vezes por semana (os guisados são fonte de ferro) sempre acompanhados por uma salada com limão e um suco que inclua frutas cítricas, como laranjas, refresco de tangerina, maracujá ou limão.

Evite os Bloqueadores de Ferro

Alguns nutrientes como o cálcio do leite bloqueiam a absorção de ferro. Evite misturar fontes de ferro e fontes de cálcio – como o leite – em uma mesma refeição.

Os refrigerantes, o café, o chá e as infusões, como o mate argentino, a camomila, a melissa, etc., também bloqueiam sua absorção. Evite misturar estes com as fontes de ferro em uma mesma refeição.

SAÚDE DICAS

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